Natal se aproxima e precisamos dar conta de muitas tarefas: montar árvore, arrumar a casa, ver cardápio da ceia, participar das inúmeras comemorações programadas, comprar presentes.. é tudo ao mesmo tempo agora.
E eu lhe pergunto: isso tudo ocorre de maneira natural para você?
Ou nem sabe, muito bem, por que tem que fazer essas coisas todas?
O que percebo, nesta época do ano, é muita correria, tensão e autocobrança para corresponder às expectativas da família, dos amigos: a árvore e a casa precisam estar impecáveis; a ceia tem que ser farta e ser aprovada (se não por todos, pela maioria, pelo menos); pega mal não ir às comemorações; tem que dar um jeito de comprar todos os presentes… e assim seguimos tensionando nosso corpo com tanta cobrança.
Volto a lhe perguntar: tudo isso faz sentido para você?
Você faz essas coisas todas com prazer?
Ou você vem repetindo tradições que nem fazem muito sentido para você?
Tradições. Pois é.
Boa parte das vezes, estamos, simplesmente, repetindo um movimento que começou há gerações na nossa família. Ou que se convencionou que era a forma certa ou adequada de comemoração nesta época do ano pela sociedade. E seguimos isso.
Mas isso tudo ressoa em você?
Feche os seus olhos agora. Imagina como você gostaria de passar o Natal e a noite de Ano Novo. Sem pensar em ninguém mais, só em você. E como seria a sua celebração perfeita? Aquela que o seu corpo vibra?
E como seria se dar isso?
Comments