Dezembro é um mês com muitas comemorações de encerramento de ano: festas da empresa; amigo-oculto com os colegas da academia, da dança, da yoga; eventos de encerramento da escola dos filhos.. e tantas outras. E, depois, é a hora das celebrações de Natal e de Ano Novo.
O clima de confraternização dessa época do ano é contagiante.
Que maravilha, né?
Hum, não necessariamente..
O que acontece, nessa época, é que, muitas vezes, “seguimos a corrente” e nem temos consciência da quantidade de comida e de álcool que estamos despejando em nossos corpos. Sim, porque 99,9% desses eventos são gastronômicos e etílicos e há aquele “incentivo” para comermos e bebermos mais.
E vamos comendo e bebendo sem termos muita consciência do que o corpo aguenta.
“Ah! Mas é época disso mesmo, de comer muito, beber, festejar! A vida já é tão dura ao longo do ano, temos que aproveitar.”
Quantos não dizem isso?
Sim, festejar é ótimo, é divertido, mas sinto dizer que, entregar ao corpo aquilo que ele requer, no que diz respeito a alimentos e bebidas, nada tem a ver com festejar ou com “épocas”. Isso se aplica a qualquer dia do ano!
Há dias nos quais nosso corpo gostaria, somente, de ingestão de água; há outros em que ele pode desejar uma bebida com alta concentração de açúcar. E o mesmo acontece com a comida.
Contudo, somente conseguimos entregar ao corpo aquilo que ele requer, quando estamos na disposição de ouvir nosso corpo, de perceber os sinais que ele dá.
Quando comemos ou bebemos exageradamente, sem conexão alguma com nosso corpo, com a desculpa de ser feriado, fim de ano, férias, na verdade, estamos mascarando algum mecanismo de compensação aí. Pode ser um vazio emocional, ou uma forma de chamar atenção, até mesmo uma carência. Podem ser vários motivadores.
Então, se você aproveita essa época do ano para comer e beber de tudo, sem perceber se o seu corpo deseja isso, ligue um alerta do que pode estar por trás dessa atitude.
Festejar o fechamento de um ciclo, celebrar a chegada de outro, pode ser uma delícia… ou um pesadelo, para você e seu corpo. Como será para você?
top of page
Buscar
bottom of page
Comments